9 de dez. de 2013

Muito mais que um clube

Neste texto fugirei ao caráter principal deste blog que é a análise de fatos que acontecem no planeta e farei um relato em primeira pessoa de um dia que definitivamente será lembrado para sempre na minha vida. Então vem comigo, querido leitor, que eu te conto o que aconteceu!

O seu valor de mercado, segundo levantamento divulgado em julho deste ano pela revista Forbes, é de US$ 2,6 bilhões. O salário anual de sua maior estrela - um certo argentino canhoto que veste a camisa 10 - gira em torno de R$ 49,5 milhões. Já números de 2012 apontam que o faturamento total do clube na temporada 2011/2012 foi de US$ 628 milhões.


Sim, meus amigos, estou me referindo ao Barcelona. Time que seguramente é o que mais encantou os amantes do futebol neste início de século. Obviamente não é possível conquistar todos os títulos que foram disputados, mas o legado deixado pelo envolvente estilo de jogo pautado em uma filosofia tática presente desde as equipes das categorias de base, que o fazem – sem sombra de dúvidas – ser o melhor clube de futebol deste século. Tal fato é ainda mais importante quando o mundo futebolístico está cada vez mais carente de equipes que joguem um futebol envolvente.


Mas deve ter algo que vai além desses grandiosos números e que pode justificar o porquê que essa camisa azul grená faz tanto sucesso ao redor do globo. Mas o que será? Bem, este blogueiro passou a prestar mais atenção aos feitos dessa equipe há pouco mais de um ano. Eu via todas as peripécias que o tal Lionel Messi fazia em campo, mas não achava que seus dribles pudessem me seduzir tanto. Mas como Raul Seixas poderia argumentar, passei a ser um dos maiores torcedores desse gênio da bola, muito também por uma boa influência do meu amigo Rafael Nardini. Ainda mais em um ano perfeito como o de 2012 em que ele – só para dar mais um dado – marcou 91 gols. Coisa de extraterrestre! E por passar a ter tanta admiração por ele fui sendo tomado por um sentimento cada vez maior de carinho ao clube catalão.

Eis que me surge uma grande oportunidade de viajar para o Velho Continente podendo fazer escala em Barcelona. Era o que eu precisava. Tratei de pesquisar e planejar como seria possível conhecer esse verdadeiro templo do futebol e celeiro de grandes craques: o Camp Nou.

E como na gringa é tudo organizado e eles sabem como “vender” seus peixes com maestria, descobri que era possível comprar um ingresso para o Camp Nou Experience que nada mais é do que um tour em que podemos conhecer um pouco mais dos bastidores de dentro do estádio ao custo de € 23,00 (ingresso adulto que fica em torno de R$ 70,00).

Eis que chegou o dia. Um 10 de novembro de 2013 que definitivamente ficará gravado para sempre na minha memória. Mas para dar um ar ainda mais especial, vesti minha camisa do tricolor para dar aquela valorizada que em 1992 o nosso primeiro título mundial de clubes foi em cima deles. Coisas de brasileiro brincalhão.

Era óbvio que eu estava muito contente com o fato de poder conhecer o estádio. Ainda mais por ser minha primeira experiência esportiva fora do país. Mas também tinha em mim um sentimento – embora pequeno - de desconfiança sem saber ao certo o que eu encontraria e se o Camp Nou seria tudo aquilo mesmo.

Chegamos. Eu e a Dani, minha namorada e fiel escudeira que me acompanhou na realização desse sonho. Ingresso retirado, máquinas fotográficas posicionadas e modo portunhol ativado. Estávamos prontos para adentrar o estádio. Mas já na chegada fui sendo tomado por um sentimento de euforia somente visto em crianças que acordam no dia 25 de dezembro e veem seus presentes debaixo da árvore. É só perguntarem para a Dani qual era a minha expressão naquele momento.

Cheguei!

E com ela me acompanhando!

Passei pelo estacionamento do estádio e já dei de cara com o estádio. Caminhei alguns metros e passei pela entrada. “Nossa, estou dentro! Não acredito!” (pensei). Vencidos os dois primeiro lances de escada, já estava na Zona Mista que fica colada à Sala de Imprensa. Nada melhor para um jornalista logo de cara se sentir a vontade. E como tudo isso é questão de business para eles, na Sala de Imprensa é possível tirar um foto com uma réplica da Taça da Champions League pela “bagatela” de € 14,00 (algo em torno de R$ 45,00). “Não, obrigado!” (pensei). Mas é muito bacana pensar que eu estava naquele ambiente em que já foram feitos importantes anúncios da equipe e coletivas após várias conquistas sendo transmitidos para os quatro cantos do planeta.

Saindo de lá entrei no vestiário da equipe visitante. Bem simples, mas para os visitantes não se esquecerem o quão importante ele é, em monitores colocados em cima dos armários, ficam passando fotos de todos os jogadores que já estiveram lá. Uma espécie de “Calçada da Fama” de Hollywood do futebol. Algo que os times brasileiros poderiam copiar, já que somos um povo sem memória e que por muitas vezes vê grandes craques do passado saírem de cena sem ser dado a eles o devido valor como, por exemplo, o Raí, que não teve um grande jogo de despedida promovido pelo São Paulo. Uma tremenda bola fora da diretoria do tricolor.

A grande vontade de todos que ali estavam era obviamente poder conhecer o vestiário do Barcelona. Mas o que ouvi de um dos guias é que isso somente ocorre uma vez por ano – quando ocorre – e que são momentos abertos apenas para sócios e convidados. Uma pena, não?!

Saindo do vestiário aí sim vem o grande momento da visita. Ao passarmos por um corredor em que há nas paredes as fotos das equipes que conquistaram a Europa em 1992 e em 2006, começamos a entrar de fato no clima de estádio. Ao vermos que estamos indo rumo ao corredor que dá acesso ao gramado somos envolvidos pela atmosfera criada a partir de caixas de som que reproduzem o áudio gravado da torcida em um jogo entre Barça e Real Madrid. Ouvimos o narrador do estádio escalar as equipes. E tome vaia para o time madrilenho em contraste para a festa feita para o time local. É algo tão emocionante que a partir daquele momento comecei a entender o que há de mágico escondido naquele gigante de concreto com capacidade para quase 100 mil pessoas. Dalí em diante a emoção falou mais alto.


A emoção de pisar – mesmo que em um pequeno espaço – do gramado na linha lateral é algo difícil de explicar. E pensar que naquele gramado grandes craques do futebol brasileiro já brilharam – como RomárioRonaldoRivaldo, Ronaldinho Gaúcho e também visitantes ilustres como o Kaká. Mas o próprio estádio nos ajuda nessa missão quando mostra na arquibancada a seguinte frase: “Més que um club” (“Mais que um clube” em português). E é óbvio que tudo isso é mais do que uma simples equipe de futebol. Ser torcedor do Barça é adotar um estilo de vida pautado em ver que o futebol pode ser jogado com arte, requinte, coração. Sem contar na identificação política que o povo catalão tem com a sua região e com o seu clube. De fato é uma equipe diferente de muitas. E por isso a partir de então passei a ser mais um dos seus quase 60 milhões de torcedores – somente os contabilizados na Europa. Que dirá no mundo todo...



Ao melhor estilo Lionel Messi, comemoro a realização desse sonho!


Detalhe no gramado

Depois desse grande momento ainda pude sentar um pouco na arquibancada, passar pela área onde ficam as emissoras de TV que transmitem as partidas e também por dois museus – um digital em que ficam expostos vídeos importantes do Barça não apenas no futebol como também no handebol, basquete e futebol de salão e o outro em que ficam expostas as principais taças conquistadas pelas diferentes modalidades. Há também, por exemplo, as réplicas dos troféus que o Messi ganhou da revista France Football entre 2009 e 2012 como melhor jogador da Europa.

E como falei anteriormente, é tudo um grande negócio para os cofres do clube. Fazem isso para mostrar sua força, mas também para fazerem caixa. E como bom turista desembolsei exatos € 99,95 (algo em torno de R$ 300,00) por uma camisa de Lionel Messi. Uma grana, hein?! Mas que em meio a todo aquele cenário torna-se um investimento mais do que justo, afinal fui muito bem convencido de que o Barcelona é muito mais do que um clube. “Barça, Barça, Barça!”

Agora sim a visita estava completa!


Os craques do Barça da temporada 2013/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário